O veículo, que é responsável por despertar paixões, foi criado para ser popular. Mas, apesar de ter sido desenvolvido com o objetivo ser mais em conta, o pequeno não é muito humilde: “ele” é considerado o mais querido dentre os carros antigos, tem dois dias reservados só para ele, sendo um mundial e outro nacional, e faz sucesso nas ruas até hoje desde que foi lançado. No Brasil, o compacto conquistou o coração dos brasileiros em 1959, quando começou a ser fabricado aqui. Neste sábado (20), é comemorado o dia nacional do fusca, que, no Recife, será celebrado com evento e exposição do “mais querido”.
De acordo com a história, o projeto foi realizado a pedido de Adolf Hitler, na Alemanha, como forma de popularizar os carros fabricados por lá. Porém, com o advento da II Guerra Mundial, muitos documentos foram perdidos, inclusive o que comprova a origem deste ícone automotivo. No Brasil, a novidade só chegou na década de 1950, com produção nacional em 1959. Em seguida, a Volkswagen desistiu do investimento alegando que o modelo era obsoleto. Em 1993, o Fusca voltou a ser fabricado por sugestão do então presidente Itamar Franco, mas ele não teve o mesmo sucesso que apresentou da primeira vez.
Mesmo não sendo mais fabricado, o compacto ainda faz sucesso. E para comemorar, segundo o presidente do Clube do Fusca de Pernambuco, a associação, em parceria com o Makro e a Bremer, vai realizar um encontro beneficiente. “Vamos promover uma exposição com cerca de 140 carros, entre fuscas e antigos. Para participar do evento, é necessário levar 2Kg de alimentos não perecíveis, que serão doados à uma instituição social”, explica. O encontro vai acontecer no Makro da Av. Recife, à partir das 10h.
Mesmo com vários documentos perdidos durante a II Guerra Mundial, há registro (embora confusos). Em comemoração, confira a linha do tempo de como o “mais querido” e o mais vendido da história chegou ao Brasil: (Arte)
1938 - O “pequeno besouro” foi lançado oficialmente de forma artesanal, na Alemanha.
1941 - Com o início da segunda guerra mundial, a fábrica começa a produzir componentes militares e o Volkswagen acabou virando veículo militar.
1945 - No fim da guerra, apesar da fábrica destruída, começaram a produzir os volks em série.
1950 - O compacto começa a ser importado para o Brasil e cai no gosto popular. Nos anos seguintes, a Volkswagen assume a montagem aqui.
1959 - A fábrica de São Bernardo do Campo é inaugurada oficialmente. O volks passa a ser fabricado no Brasil. A partir desta data, o fusca começa a ganhar versões com motorização mais moderna.
1983 - Só em 1983, o “pequeno besouro” ganha oficialmente o nome de fusca.