Estado de Minas EXPERIÊNCIA

Mercedes-Benz reuniu convidados para testar suas funções de segurança

Entender como trabalham os mecanismos do carro é o desejo de todo motorista e as marcas estão pensando nisso, trazendo para a realidade testes que comprovam seus funcionamentos


postado em 17/11/2017 09:54 / atualizado em 17/11/2017 10:14

Testes foram realizados em estradas on e off road(foto: Mercedes Benz/Divulgação)
Testes foram realizados em estradas on e off road (foto: Mercedes Benz/Divulgação)
Tuiuti (SP) - Hoje em dia não basta apenas saber que os mais variados sistemas estão presentes nos veículos, e sim entender as suas funções. Por isso a Mercedes-Benz criou o Mercedes-Benz Experience, onde convidados têm a oportunidades de observar na prática essas facilidades. Entre os carros disponíveis estavam o GLA, GLE, GLC e o Classe E.

Entre as tecnologias está o assistente ativo de frenagem. Quando detectado um risco de acidente, o sistema de freios emergencial autônomo aplica força aos brakes automaticamente. Durante o teste os pilotos tiveram que dirigir a uma velocidade de 50 km/h em direção a um boneco colocado na pista. Após acionar o sistema, o carro para completamente, com ajuda dos sensores de radar e câmeras. Ou seja, em uma situação real, o pedestre nada sofreria.

Convidados puderam ter a experiência de observar as funções de segurança na prática(foto: Mercedes Benz/Divulgação)
Convidados puderam ter a experiência de observar as funções de segurança na prática (foto: Mercedes Benz/Divulgação)
Um outro fato bastante comum são as batidas na parte traseira dos veículos. Para ajudar nessa questão, o Pre-Safe Plus garante que os sensores de radar no para-choque traseiro possam monitorar o tráfego. Se uma situação perigosa é detectada, o sistema avisa o condutor do veículo de trás, aumentando a frequência do pisca-alerta. Os pré-tensores dos cintos de segurança também são ativados. Até o fechamento de janelas laterais e do teto solar panorâmico acontece.

Vale destacar ainda o controle de Distância Ativo Distronic que mantém a distância correta dos automóveis à frente, como também consegue segui-los a uma velocidade de até 210 km/h. Testamos isso na prática. Não foi preciso acelerar nem frear o carro. No caso do Controle de Direção Ativo há um reconhecimento quando o veículo está involuntariamente saindo da trajetória. O motorista sente o alerta por meio de vibrações no volante. E se o condutor não reagir ao aviso, o sistema pode acionar os freios de um lado para ajudar a trazer o veículo de volta à faixa.

Circuito também foi utilizado pelos modelos GLA, GLE, GLC e Classe E(foto: Mercedes Benz/Divulgação)
Circuito também foi utilizado pelos modelos GLA, GLE, GLC e Classe E (foto: Mercedes Benz/Divulgação)
Existem ainda outros sistemas presentes nos carros, como detecção de pontos cegos, de fadiga, controles de tração e estabilidade e monitoramento da pressão dos pneus. Mas vale o alerta de que, em momento algum, o motorista tem sua responsabilidade diminuída. Como o nome já diz, são sistemas de assistências, ou sistemas semiautônomos.

 

 

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