Estado de Minas DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

Dia Nacional do Trânsito: Pequenos gestos podem fazer a diferença

Nesse dia, reflita sobre suas atitudes no trânsito


postado em 25/09/2017 18:12 / atualizado em 26/09/2017 13:16

-->

Ao dirigir, você deve pensar em você e no próximo sempre(foto: Maria Cecilia/Divulgacao)
Ao dirigir, você deve pensar em você e no próximo sempre (foto: Maria Cecilia/Divulgacao)
Hoje é celebrado o Dia Nacional do Trânsito. A data foi escolhida porque no mesmo dia, em 1997, ocorreu a promulgação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).  A lei 9.503 foi criada a fim de tornar maior a rigidez em fiscalizações nas linhas de circulação do Brasil, com o intuito de substituir a antiga lei, criada em 1966.

Essa data tem uma representação muito grande no país, pois é o dia em que se promove a conscientização das pessoas, com o objetivo de propagar o sentimento de humanismo na população que trafega nas grandes vias do país. Segundo uma pesquisa realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e o Sindseg-SP, em cada 12 minutos uma pessoa perde a vida e, a cada um minuto, uma fica com sequelas permanentes no trânsito brasileiro.

Os números são alarmantes. A quantidade de pessoas que morrem por ano no país supera 40.000 desde 2010. Segundo os últimos dados do Dastasus (Departamento de Informática do SUS), 43.780 vidas foram perdidas somente no ano de 2014.

Acidentes no trânsito, na maioria das vezes, podem não terminar em morte, porém deixam grandes e tristes lembranças tanto fisica quanto mentalmente. O governo, em busca de soluções, investe em alguns projetos que auxiliam na redução desses acidentes. A Lei Seca, por exemplo, sancionada em 2008, tornou mais rígida as regras para condutores que são flagrados dirigindo e ingerindo bebida alcoólica.

As fiscalizações eletrônicas também fazem seu papel perante a sociedade.No Recife, o sistema começou a ser mais eficaz a partir de 2014, onde o número de ocorrências caiu em 30% na capital pernambucana, até 2016. Os números revelam que, em 2014, foram registrados 2.547 acidentes com vítimas, ao contrário de 2016, que teve 1.771 registros.

Quando se vai dirigir, o ideal é que o condutor sempre siga as regras estabelecidas pelos órgãos competentes de trânsito. Respeitar as sinalizações, assim como seguir as leis ditas pelos setores responsáveis, pode reduzir e muito os incidentes, tornando o trânsito um lugar mais agradável e seguro de se transitar.

-->-->

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação