O Peugeot 3008 manteve seus elementos mais marcantes, mas agora aparece em forma de carro de corrida, o 3008 DKR. O SUV recebeu uma célula preta que recobre as generosas caixas de rodas e um friso cromado realçando a linha de teto. A semelhança predomina nos farois, na grade e na faixa transversal com garras vermelhas nas lanternas.
Na parte técnica, a Peugeot focou, principalmente, no conjunto de suspensão (amortecedores e geometria) a fim de melhorar o comportamento nas pistas do Rally Dakar.
Mudanças também na refrigeração e no peso do carro para aguentar a pressão da competição, mas sua estabilidade se mantém, apesar do acréscimo de alguns elementos de reforço.
Um foco principal da montadora foi a alteração do motor, que contou com a ajuda da equipe Peugeot Sport. A mudança começou pela adaptação a nova regulamentação da FIA que reduziu o diâmetro do restritor de admissão de ar de 39mm para 38mm nos veículos a diesel com tração em duas rodas, o que acarretou na perda de 20 cavalos aproximadamente.