Estado de Minas TEST-DRIVE

Volvo XC90: o gigante acordou

Entenda por que o Volvo XC90 venceu na categoria "premium" na eleição do Carro do Ano 2015


postado em 30/11/2015 12:09


A tecnologia tem avançado numa velocidade tão absurda nos últimos anos que as pessoas nem se assustam mais com algumas inovações que, há uma década, fariam qualquer ser humano ficar de queixo caído. Os celulares há tempos deixaram de ser meros meios de comunicação (fazer e receber chamadas) para se tornarem uma extensão das maõs, olhos e ouvidos do homem. Os televisores agora estão conectados à internet e quase não precisam mais estar ligados por um cabo a uma antena no telhado das casas e edifícios. Com os carros não poderia ser diferente. Como as pessoas ficam cada vez mais tempo dentro dos bólidos - não porque as distâncias estão aumentando, mas sim porque os espaços estão diminuindo nas ruas - as montadoras estão investindo pesado para tornar o habitáculo em um ambiente cada vez mais confortável e convidativo.

 

Os suecos acertaram em cheio no visual do carro, principalmente no conjunto óptico, que é cortado por um feixe de leds para iluminação noturna(foto: Bruno Vasconcelos/DP/DA PRESS )
Os suecos acertaram em cheio no visual do carro, principalmente no conjunto óptico, que é cortado por um feixe de leds para iluminação noturna (foto: Bruno Vasconcelos/DP/DA PRESS )
 

 

O Vrum testou o novo Volvo XC 90, carro que recentemente ganhou categoria Premium da eleição do Carro do Ano, da revista Autoesporte. O título foi uma surpresa para muitos em uma temporada que tivemos lançamentos “bombásticos” entre os importados, como o novo Audi TT e o Land Rover Discovery Sport.

Qualquer contestação sobre a vitória do utilitário sueco vai por terra após poucos minutos testando o modelo. Na verdade, antes mesmo de acelerar o XC90 já era possível compreender porque os jornalistas de todo o país que votam na seleção da revista optaram pelo Volvo como o melhor lançamento entre os modelos premium. Isso porque, antes de você ligar o motor, o vendedor da concessionária te dá um curso intensivo de quase uma hora para "ensinar" a usar toda aquela tecnologia embarcada no utilitário.

 

Como quase todos os sistemas do carro são controlados pela gradne tela multimídia, poucos botões são vistos no console central: mais requinte e luxo (foto: Bruno Vasconcelos/DP/D.A Press )
Como quase todos os sistemas do carro são controlados pela gradne tela multimídia, poucos botões são vistos no console central: mais requinte e luxo (foto: Bruno Vasconcelos/DP/D.A Press )
 

 

Não que a Volvo tenha reinventado a roda em termos de tecnologia automotiva. O que os suecos fizeram foi colocar praticamente tudo o que há de inovação no setor em um único veículo. Acredite, é algo assustador. Não pelo número de botões que deveria existir no console para acessar tantos sistemas. No XC90, praticamente tudo é controlado através da incrível tela sensível ao toque de 9 polegadas. Quem está acostumado a interagir com um tablet vai se sentir bem familiarizado com a interface da central multimídia do utilitário. Passando o dedo horizontalmente você vai mudando de telas de comando para acessar as mais diversas funções do veículo, como ar-condicionado, sistemas de segurança, navegação e tantos outros.

Espaço

 O conforto também é outra marca do XC90. Com quase 5 metros de comprimento e quase 3 metros de entre-eixos, o espaço é muito bom para para os sete passageiros que o utilitário comporta. Isso mesmo, até na terceira fileira de assentos dá para se sentir bem, não só pelo espaço, como também pelas saídas de ar-condicionados que a Volvo incluiu para esses passageiros, que muitas vezes são esquecidos pelas montadoras.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação