UAI

De conceito a modelo de produção, Mercedes-Benz Classe X começa a ser vendida na Europa em novembro

A Mercedes-Benz apresentou na Cidade do Cabo, na África, a versão final de sua picape média, a Classe X, que será produzida também na Argentina e chegará ao Brasil em 2019

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
De conceito a modelo de produção, Mercedes-Benz Classe X começa a ser vendida na Europa em novembro
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


Fazer picape nunca foi especialidade da Mercedes-Benz, mas a marca alemã resolveu apostar no segmento e investiu na parceria com o grupo Renault-Nissan, com o qual desenvolveu o projeto que resultou na Classe X. O modelo, que usa a mesma plataforma da Nissan Frontier e da Renault Alaskan, foi apresentado nesta semana na Cidade do Cabo, na África do Sul, onde começa a ser produzido ainda neste ano. A Mercedes-Benz Classe X será fabricada também na Argentina e de lá virá para o Brasil, onde vai enfrentar concorrência pesada.

Modelo da marca alemã usa a mesma plataforma da Nissan Frontier e da Renault Alaskan


Na Europa, a Mercedes-Benz Classe X já começa a ser vendida a partir de novembro, com preço de 37.294 euros, algo em torno de R$ 137 mil. No início de 2018, a picape começará a ser comercializada na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, e nos primeiros meses de 2019, Argentina e Brasil. Apesar de ter sido desenvolvida sobre a mesma plataforma dos modelos Renault e Nissan, a picape da marca alemã recebeu uma atenção diferenciada dos engenheiros e designers do grupo Daimler AG. O padrão do acabamento interno, que inclui qualidade dos materiais e montagem, além da ergonomia, é digno de um automóvel Mercedes-Benz, remetendo principalmente aos SUVs da marca.

 


Com 3,15m de distância entre-eixos e 5,34m de comprimento, a picape de cabine dupla traz o espaço interno como um de seus atrativos. A Classe X tem carga útil de 1.042 quilos e capacidade de tração de até 3,5 toneladas. Traz ainda o sistema 4Matic de tração integral adaptável, que atua sob demanda. Mas a partir de 2018, a Mercedes-Benz passará a disponibilizar para o modelo a tração permanente.

A picape tem estrutura robusta e bom desempenho no fora de estrada


VERSÕES A Mercedes-Benz Classe X será vendida em três versões, sendo a Pure, de entrada, mais voltada para o trabalho; a Progressive, intermediária; e a Power, topo de linha, com pacote de equipamentos mais completo. O modelo terá um motor quatro-cilindros a gasolina, de 165cv e 24,2kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de seis marchas, com direção à esquerda e tração traseira, destinado a mercados como Dubai e Marrocos. Mas há também opções a diesel, sendo a X220d (163cv e 41kgfm), a X250d (190cv e 45,8kgfm) e a topo de linha X350d, um poderoso V6 de 258cv e 56kgfm de torque, que será lançado em meados de 2018. As versões a diesel podem ser equipadas opcionalmente com câmbio automático de sete marchas, o 7 G-Tronic Plus. O modelo pode contar ainda com o Dynamic Select, que disponibiliza cinco modos de condução: Comfort, Eco, Sport, Manual e Offroad, que variam a curva do motor, os pontos de trocas de marcha e a função Eco start/stop.

A Classe X tem capacidade para atravessar terrenos alagados com até 60cm de profundidade


No quesito segurança ativa e passiva, a Classe X mantém o padrão dos automóveis Mercedes-Benz, disponibilizando sistema de frenagem de emergência, alerta de desvio de faixa e leitor de sinalização das vias. E com o sistema multimídia Comand Online, com tela de 8,4 polegadas, o proprietário da Classe X fica conectado ao veículo via smartphone, acessando informações sobre a localização do veículo, nível de combustível no tanque e navegação.


O visual da Classe X não é muito diferente do conceito que deu origem ao modelo. O estilo marcante da Mercedes-Benz está presente nas formas robustas e grade frontal com duas lâminas paralelas, unidas pela estrela de três pontas. Fora isso, segue o mesmo padrão da Nissan Frontier e Renault Alaskan. O modelo conta ainda com uma linha de acessórios off-road desenvolvida pela própria Mercedes-Benz, que inclui estribos tubulares, santantônio, barras no teto e capas para a caçamba. São nove opções de cores e rodas nos tamanhos 17, 18 e 19 polegadas.

Dimensões da Classe X
Comprimento 5,34m
Largura 1,92m
Altura 1,81m
Entre-eixos 3,15m

Carga útil do modelo é de 1.042 quilos


Medidas da caçamba
Comprimento 1,58m
Largura 1,56m
Altura 47,4cm
Carga líquida 1.042kg
Reboque De 1.650 a 3.500kg

Características fora de estrada:
Capacidade de travessia de água: 600mm de profundidade
Altura livre do solo: 202mm no eixo dianteiro e 221mm no traseiro
Ângulos de ataque e saída: 28,8 graus/23,8 graus
Ângulo de rampa: 20,4 graus