UAI

Paris terá um dia sem carros para incentivar o transporte sustentável

Ação de mobilidade sustentável acontece 27 de setembro em vias importantes da cidade. Ao invés de carros, as ruas darão lugar a shows e exposições

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Paris terá um dia sem carros para incentivar o transporte sustentável
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Ruas darão lugar a eventos e shows


O tráfego de automóveis será proibido em Paris, na França, no dia 27 de Setembro das 11h às 18h em vias importantes de doze regiões da Cidade Luz, com exceção de ambulâncias e viaturas policiais. A ideia é realizar uma ação pela mobilidade sustentável para servir de exemplo na luta contra a poluição, problema que já é encarado como central por lá.

 

Em Março, a prefeitura implantou vários rodízios para tentar melhorar os níveis de poluição do ar, que são críticos. Nessa data, as principais avenidas e regiões turísticas da cidade só poderão ser percorridas a pé e de bicicleta. Transportes sobre trilhos funcionarão normalmente. Ao invés de carros, as ruas darão lugar a shows, exposições e outras atividades para estimular a convivência no espaço público.

Iniciativa semelhante ocorrerá em Bruxelas, na Bélgica, no dia 20 de Setembro. Nessa data, o transporte público será gratuito. Os veículos autorizados a circular pelas ruas da cidade não poderão ultrapassar 30 km/h de velocidade.